Monica Uehara

Gente! Não abandonei o blog, não! É que nos últimos tempos tive várias atividades extras. Maria começou na escolinha há um mês, então, pude colocar em prática alguns planos que estavam na minha lista, como abrir minha loja virtual de presentes e lembrancinhas personalizadas para festa (o link é este aqui). Além disso, continuo estudando no curso de gastronomia que já comentei aqui. Então, meu fogão e forno não funcionam mais "de vento em popa", como antigamente. Mas, ainda adoro minha cozinha e vou continuar compartilhando minhas experiências com vocês.
Hoje fiz estes bolinhos, que ficaram maraaaaavilhosos!Facinho, prático e rapidinho, como a maioria das minhas receitas.
Minha mãe sempre fazia estes bolinhos, mas recheava com carne moída. Recheei com carne desfiada temperada com vinho tinto.
Esta receita é daquelas que não é possível precisar as quantidades, porque depende da qualidade da batata, sabe? Quantas vezes a gente já não pegou uma receita e seguiu à risca e não deu certo? E para a pessoa que passou a receita deu certo! Aí a gente pensa: "Não sei cozinhar"! ou " Passaram a receita errada." Mas, muitas vezes, o problema é que a quantidade de ingredientes é variável e é preciso observar "o ponto" para dizer quanto acrescentar dos ingredientes.
Neste caso, a variação se dá em razão da batata, que dependendo da qualidade, pode necessitar de mais farinha ou não.
Para receitas com batata, como bolinhos e nhoque, que necessitam de uma batata "mais sequinha", gosto de cozinhá-las no micro-ondas (como já mostrei aqui), porque vai ficar muito mais fácil "dar o ponto", e com certeza, o prato vai "pedir menos farinha".

Ingredientes:
4 batatas médias
farinha de trigo o suficiente
1 ovo
sal a gosto.

Recheio:
1 xícara e meia de carne desfiada temperada.
Usei um pedaço de lagarto que desfiei com a ajuda do processador.
Temperei com sal, pimenta, alho refogado e um pouco de vinho tinto.

Fiz assim:
Cozinhei as batatas no micro-ondas (veja aqui como fazer). Quando a batata estava cozida, espremi com ajuda do "espremedor de batatas", nem foi preciso descascá-las, pois as cascas ficam retidas no utensílio.
Dica, não deixe as batatas esfriarem para espremer.
Juntei o ovo e acrescentei um pouquinho de farinha, mais ou menos meia xícara. Salguei e misturei bem. Senti o ponto da massa e coloquei um pouquinho de farinha ao lado, para untar as mãos com farinha para poder modelar os bolinhos. Recheei-os e fritei em óleo bem quente.

Dicas:
Frite os bolinhos imediatamente após modelá-los, senão eles irão amolecer e desmanchar quando você for fritar.
Coloque o mínimo possível de farinha. O sucesso vai depender da cremosidade da massa, e com mais farinha, a massa vai endurecer.

O ponto da massa é esse aqui:


Modele os bolinhos untando as mãos com farinha, eles não grudarão na sua mão e esta camada de farinha ficará na parte externa do bolinho.

Os bolinhos podem ser congelados. Congele-os sem fritar. Modele. Congele em aberto e depois, coloque-os em bandejinhas cobertas com plástico filme ou em potes com tampa. Para fritar, não é necessário descongelar.
8 Responses

  1. Adoro esses bolinhos já fiz de aipim mas não ficaram muito bons não, vou tentar a sua receita!!! bjs
    Maura


  2. Oi Monica, ficaram lindos e parece uma delicia.Fiquei com água na boca.Parabéns pela nova loja.Beijos.


  3. Unknown Says:

    Hummm que delícia!!!!

    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/


  4. Monica querida,
    depois vou visitar a sua loja virtual, deve ter coisas lindas.
    Babei nestes bolinhos, a massa e o recheio são d+!

    Bjs, fica com Deus!


  5. Oi Monica! ADorei te conhecer lá no evento Ajinomoto, o nosso prato ficou ótimo!!

    Adorei seu blog e já estou te seguindo.

    beijo


  6. Hum!!! Amei estes bolinhos, práticos e dá até para reaproveitar alguma carne.

    Aproveito e deixo um convite, lá no meu blog tem uma promoção, acesse http://taniafeijaodecorda.blogspot.com.br/2013/09/promocao-em-parceria-com-condimentos-da.html

    Bjs

    Tânia Camargo


  7. Anônimo Says:

    Olá, gostei muito da receita. Tive o prazer de conhecer o seu marido no lançamento da Scania. Abraços e sucesso