Monica Uehara

E aí amigos? Como está sendo este início de ano para vocês? Por aqui, como sempre, super corrido. Graças a Deus, hoje, minha ajudante voltou de férias. Ontem, meu marido e eu participamos do Segundo Encontro de Blogueiros de São Paulo. Foi super legal. Em breve, vou postar tudinho sobre o encontro. Já postei as fotos na Fanpage do Blog no Facebook, passa lá para dar uma olhadinha! ( é só clicar aqui para acessar o álbum no facebook).
Bom, mas, vamos ao prato de hoje. Eu adoro Shimeji, Shitake, fungi! Este sempre é um dos meus pratos favoritos nos restaurantes japoneses e apesar de aparentar ser de fácil preparo, eu nunca tinha experimentado fazer em casa. E não é que dia desses, meu marido trouxe uma bandejinha de Shimeji para casa, adquirida no supermercado. Hoje está super fácil encontrar! Então, resolvemos refogar, simplesmente, para ver se ficava igual ao dos restaurantes. E não é que acabou ficando bem parecido mesmo?Aliás, modéstia a parte o nosso ficou melhor haha!
Gente! E o mais legal é que além de ser uma delícia é LIGHT! ( veja o índice com receitas light aqui) Palavra mágica para mim.
Além disso é uma receita ideal para preparar para convidados e impressionar, ninguém vai acreditar que você preparou em cinco minutos! E também é legal para impressionar o (a) namorado(a) e mostrar seus "dotes culinários". Outro dia, recebi uma mensagem de um leitor, me pedindo uma sugestão de sobremesa porque ele ia preparar para a noiva e queria agradar! Tem coisa mais fofa que essa, gente?

Ingredientes:
1 bandeja de Shimeji
1 dente de alho amassado
1 fio de óleo
molho shoyu a gosto
gengibre ralado (opcional)
cebolinha verde (opcional)

Fizemos assim:
Eu dei uma lavadinha no Shimeji. Coloquei em uma peneira e deixei escorrer um pouco de água. ( o Chef no curso de gastronomia disse uma vez que não deveríamos lavar este ingrediente, somente "limpar" com uma escovinha, masss, como a maioria das minhas amizades e leitores do blog sabe, sou "meio nojentinha", então, lavei mesmo! (Que o Chef Beto não ouça, ou melhor, não leia esta postagem.). Os buquezinhos vêm meio grandes e dá a impressão que é necessário cortá-los, mas, não corte nem jogue nada fora, pois eles diminuem muito de tamanho após a cocção.
Na panela wok (adoro! e uso muito.) colocamos um fio de azente e fritamos o alho até dourar levemente. Juntamos o Shimeji e o shoyu (não colocamos o gengibre, mas, se você gostar, este é o momento de adicionar). Deixamos uns dois minutinhos no fogo até que o shimeji absorvesse um pouquinho o molho de soja e desligamos o fogo. Servimos a seguir. Não coloquei a cebolinha, mas, se você quiser adicione assim que desligar o fogo.

3 Responses
  1. Gelia Says:

    Oi Mônica, confesso que eu não sou fã deste ingrediente, menina vim aqui conferir se tu era tu mesmo rsrs, vi vc la no encontro da Sadhia Vanderleia, mas fiquei com medo de não ser vc!!

    vc é linda viu!

    bjs

    Gélia


  2. Olá querida, saudades de vc e de suas delícias!
    Comidinha japonesa é tudo de bom, amooooo!
    Vou lá conferir as fotos do encontro, rsrs.

    Bjs, sucessos sempre ♥


  3. Uma sugestão deliciosa,gosto muito.
    Aproveito para te desejar um bom ano
    bj