Monica Uehara

Pãozinho caseiro é tudo de bom! Eu adoro preparar pães. Este fiz usando a Kitchen Aid, mas, fica perfeito também se sovado à mão. Este pãozinho é uma variação do Pãozinho fofinho (que postei aqui).  A receita do pãozinho fofinho é uma das minha favoritas! Sempre da certo e é possível variar de maneiras infinitas os recheios. Já fiz até enroladinhos de salsicha, com ela (veja aqui a receita). Experimenta e depois me conta! Você vai amar!
Pãozinho fofinho. A receita básica

Ingredientes para aproximadamente 12 pãezinhos.
3 gemas
1/2 xícara (120 ml) de água morna
2 colheres (sopa) açúcar
1/2 colher (chá) sal
1 tablete de fermento biológico fresco (ou meia embalagem de fermento biológico seco)
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) usei farinha da marca "Fleichmann"
1 colher e meia (sopa) de margarina sem sal.
1 ovo batido para pincelar os pãezinhos.


Recheio:
50 gramas de ricota
50 gramas de queijo gorgonzola
50 gramas de castanhas de caju

Fiz assim: 

Comecei preparando o recheio. Amassei a ricota e o gorgonzola e misturei bem. Quebrei grosseiramente as castanhas e juntei aos queijos. Reservei na geladeira.

Preparei a massa dos pãezinhos assim:
Misturei muito bem todos os ingredientes (exceto o ovo que estava reservado para pincelar os pãezinhos). Coloquei somente 3 xícaras de farinha e reservei o restante.Conforme fui sovando a massa e vendo que a massa "pedia" mais farinha, fui acrescentando. Sovei muuuuito bem a massa (esta parte é super importante para que o pãozinho fique fofinho). Coloquei a massa sovada em um bowl, tampei com plástico filme  e deixei dobrar de volume. Retirei a massa. Recheei e modelei os pãezinhos em formato de bisnaguinhas. Pincelei os pãezinhos com o ovo. Esperei crescer novamente por aproximadamente meia hora. Levei ao forno (que já estava pré-aquecido em aproximadamente 180 graus) em assadeira untada até que estivessem assados e dourados por cima.
Enroladinhos de salsicha. Com esta mesma receita base é possível preparar estes mini dos. 
Dicas:
A massa pode ser sovada com a ajuda da máquina de fazer pão também.
É necessário sovar muito bem para o pãozinho ficar fofinho. Minha ajudante levou a receita e disse que o dela não ficou fofinho. Fui perguntando como ela havia feito para saber o que poderia não ter dado certo, e foi justamente este o ponto, quando perguntei se ela havia sovado suficientemente. Ela me respondeu que não! Aí é lógico, que não daria certo!
É imprescindível que seja utilizado fermento biológico, não pode ser fermento químico.
A quantidade de farinha é muito variável, pois depende do tipo e qualidade de farinha que você utilizar, e também, do tamanho dos ovos, do clima do lugar onde você está preparando. Para não ter erro, minha sugestão, é que você vá adicionando a farinha aos poucos e sovando "para sentir" se a massa pede mais ou já está bom.  
Marcadores: | edit post
3 Responses
  1. Minha querida,
    eu tbm amo fazer pães caseiros.
    Essa massa é show e o recheio é simplesmente maravilhoso, novidade total!
    Belos pães, arrasou!

    Bjs ♥


  2. Adoro pão recheado e esse ficou uma delicia
    bj


  3. Oi Monica,
    Tudo bom?
    Nossa!!! Adorei o recheio desses pãezinhos!!! Super diferente e com certeza DELICIOSO!!! Fiquei com muita vontade de experimentar... Levei a receita comigo... Saudades suas...
    Grande beijo, Irene