Monica Uehara

Já há muito tempo que eu queria experimentar preparar estes dadinhos em casa, e finalmente, saíram!  Uma beleza, super fácil e deliciosos!
Quem já experimentou os dadinhos do Restaurante Mocotó, que são um arraso?
Estes dadinhos são uma ótima pedida para servir durante os jogos da copa. Super brasileiros!
O que faz toda a diferença no preparo destes acepipes é que eles têm que ficar crocantes e sequinhos por fora e bem macios por dentro.  E não é que estes aqui ficaram?!  O único problema foi que deu vontade de comer sem parar. Servi com geleia de pimenta, mas, você pode servi-los com mel, melaço, qualquer geléia de sua preferência, ou puros mesmo.
Experimentei fritar (assar) alguns na Airfryer (veja aqui um post sobre Airfryer), mas, o resultado não foi o mesmo. Passei um pouco de azeite em cada um dos cubinhos e coloquei na Airfryer por 10 minutos, 200 graus e eles ficaram mais parecidos com pãezinhos de queijo.
A dica, nesta receita, é que você deve fritar os dadinhos congelados, em óleo bem quente. E eles ficarão sequinhos e crocantes por fora e bem macios por dentro! Experimente! Não tem erro.
E o legal também, é que você pode prepará-los antecipadamente, mantê-los congelados e fritar quando quiser.

Veja aqui mais receitas de acepipes, belisquetes e finger food.

Ingredientes:
500 ml de leite fervendo.
250 gramas de tapioca granulada
250 gramas de queijo minas padrão ralado na parte grossa do ralador
sal a gosto

Fiz assim:
Comecei forrando um refratário com plástico filme. Reservei.
Em um bowl, coloquei a tapioca e juntei o leite fervendo e o sal. Misturei bem. Juntei o queijo ralado e misturei mais um pouco.
tapioca granulada
Quando os ingredientes estavam todos incorporados, coloquei no refratário, que já estava com o plástico filme, e espalhei bem. A massa deve ficar com uns dois centímetros de altura. Levei ao freezer, por aproximadamente 20 minutos. Retirei do refratário e cortei em cubinhos.

Congelei os cubinhos "em aberto". (Para congelar em aberto, coloque os cubinhos em um refratário separadamente para não grudarem e leve ao freezer até que estejam congelados.). Esperei até que os cubinhos estivessem congelados e fritei em óleo bem quente. (No meu freezer, foram umas três horas para congelar, mas tenho um freezer grande.)  Servi com geléia de pimenta. Ficou um arraso!

Fritei uma parte, experimentei outra na Airfryer e congelei o restante. Para congelar, coloquei um papel toalha no fundo de um pote com tampa e os dadinhos de tapioca já congelados, coloquei outra folha de papel toalha e mais uma camada de dadinhos e assim por diante. Congelei com a tampa do refratário fechada. Para fritar, foi só retirar os dadinhos e colocar no óleo bem quente.

Dicas: Não descongele para fritar!
Corte a massa em dadinhos, assim que ela endurecer um pouco no freezer, não deixe congelar, pois ela ficará muito dura para ser cortada.
Eu usei queijo minas padrão, não sei dizer se dá certo com outros tipos de queijo.