Monica Uehara

Oi, gente! Demorei, mas voltei! Como sempre, está uma correria louca por aqui. Mas, fiz esta experiência e gostei bastante do resultado e quis compartilhar com vcs.
Preparar bolos não é o meu forte, mas, estou aprendendo com as dicas das amigas. Meus bolos sempre ficavam "meio cascudos", e algumas amigas me disseram que poderia ser o forno em temperatura alta demais. A marcação da temperatura mínima do meu forno é 180 graus, e deixei nesta temperatura. O bolo não ficou "cascudo", ficou com as laterais douradas, mas suaves.
Eu tinha um pouco de ricota aqui em casa e resolvi experimentar na receita de bolo de fubá cremoso (sempre usava o queijo meia-cura, mas, queria que a receita ficasse mais light). Ficou ótimo. Adorei. Ficou bem cremosinho. Uma delícia! E bem facinho de preparar. Foi só bater tudo no liquidificador e assar. Olha só:

Fiz assim:
Ingredientes:
3 xícaras de açúcar
4 xícaras de leite
1 xícara e meia de fubá 
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) fermento em pó
4 ovos
300 gramas de ricota
1 pitada de sal.

Fiz assim:
Comecei preaquecendo o forno em 180 graus e untando e enfarinhando uma forma retangular.
Bati todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento. Juntei o fermento e bati novamente. Despejei a massa na forma (forma retangular média) e levei ao forno que já estava preaquecido. O bolo assou em mais ou menos uma hora, mas este tempo é variável de forno para forno. Então, para saber se seu bolo já está bom, faça o teste do palito e observe também, se ele já está douradinho nas laterais.

Veja também a receita de bolo de fubá cremoso em camadas.
Bolo de fubá cremoso em camadas


3 Responses
  1. Olá, querida Monica!
    Saudades de ti...
    Eu adoro esse bolo, deu vontade de ir pra cozinha fazer agora mesmo.

    Bjs, ótimo fds junto a sua família ♥


  2. Adoro este bolinho!!! Se tivesse visto a receita antes....não tinha feito de chocolate!!!

    Bjs...


  3. Rachel Says:

    Olá Monica... que delícia de bolinho, com ricota nunca fiz, vale a pena testar pois sua foto está muito tentadora, deve ficar ótimo.
    Bjuss!!!