Monica Uehara

A dica de hoje no blog são brigadeiros quadradinhos para lembrancinha de festas. Você pode personalizar no tema da sua festa e até comercializar. Estes, eu fiz com 35 gramas e usei papel celofane para embalar.
Veja aqui mais idéias de lembrancinhas e decoração para festas.

O adesivo, imprimi em papel glossy adesivado e fiz usando um programinha gratuito de edição de imagens muito simples (Photoscape). Você pode fazer com qualquer receita de brigadeiro. Eu já testei várias e ultimamente a que mais tenho usado é esta:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado de boa qualidade
2 colheres cheias de creme de leite sem soro
2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó (uso o dos frades). Aqui no México uso o Hershey´s em pó.
1 colher de sopa rasa de glucose. Aqui no México uso a glucose Karo para bebês. (veja aqui como fazer brigadeiro que não açucara)
Chocolate granulado ou confeitos para envolver os docinhos.

Veja aqui mais receitas de docinhos para festas e brigadeiros.


Fiz assim:
Penerei o chocolate e reservei. Untei um prato raso com manteiga e reservei. Misturei todos os ingredientes, exceto o granulado em uma panela antiaderente e com fundo grosso e misturei bem, até que todos os ingredientes já estivessem incorporados (não tem problema se a glucose não dissolver totalmente antes de ir ao fogo).

Cozinhei o brigadeiro em fogo médio mexendo muito bem, sem parar em todas as direções, evitando que o brigadeiro grudasse no fundo e lateral da panela. O brigadeiro começou a desgrudar do fundo da panela, então cozinhei por mais uns quatro ou cinco minutos, sem parar de mexer e coloquei no prato untado com manteiga para que esfriasse.

Achei mais fácil modelar bolinhas e depois formar os quadradinhos.  
Eu fiz apenas um teste e não usei todo o brigadeiro para fazer esses quadradinhos, e portanto, não sei dizer o rendimento total da receita. 
Pesei uma porção de aproximadamente 30 gramas e após envolver o doce com os confeitos, o total do peso foi de 35 gramas. 




O ideal é mesmo pesar cada porção de doce para manter um padrão de tamanho e estética.
Envolvi os docinhos em papel celofane transparente próprio para bem casados. Você encontra esse tipo de embalagem em lojas que vendem produtos para confeitaria. O celofane já vem cortado em quadradinhos no tamanho ideal para embalar o brigadeiro.

Eu fiz este adesivo simples usando o programa Photoscape. Você pode salvar a imagem abaixo e imprimir no tamanho que você quiser. 

E aqui, neste link, você pode fazer o download de um arquivo .doc, que esta em tamanho A4, com os adesivos prontos para imprimir. Minha sugestão é que você imprima em papel adesivado.

Dicas: Se você for comercializar, não esqueça de colocar em cada embalagem o prazo de validade e os ingredientes utilizados.
O prazo de validade é de aproximadamente 10 dias, mas, depende muito das condições de armazenamento do doce.