Monica Uehara

Aqui no México, não é tão fácil encontrar mandioca, como no Brasil. Consegui encontrar no mercado, mas, não estava muito macia. Cozinhei bastante e ainda assim, não derreteu.
Eu havia visto já há algum tempo, uma receita de Mandioca frita cremosa no Blog Panelaterapia (aqui)  e queria muito experimentar. Como essas mandiocas que eu comprei não estavam tão macias, meus quadradinhos não ficaram cremosos como os da Tati do Panelaterapia, mas, mesmo assim, adorei o  resultado. Ficou excelente! A receita é muito fácil, e ainda é possível prepará-la com antecedência e congelar, fritando momentos antes de servir. A técnica de congelar a massa antes de fritar, é a mesma utilizada para preparar os Dadinhos de Tapioca (veja aqui).

Veja aqui mais receitas de acepipes, finger food e belisquetes

Fiz assim:
Ingredientes:
meio kilo de mandioca descascada e cozida em água e sal. (Cozinhei na panela de pressão)
1 colher de sopa rasa de manteiga.

Preparo:
Retirei a fibra do centro da mandioca e amassei bem com um amassador de batatas. Juntei a manteiga e misturei bem. Cobri uma assadeira com plástico filme e espalhei a mistura. Levei ao freezer por aproximadamente 20 minutos e cortei em quadradinhos. Levei novamente ao freezer congelando em aberto. Retirei os quadradinhos e fritei alguns em óleo bem quente. Rendeu bastante e congelei uma pate deles (sem fritar), envolvendo-os em plástico filme para que não grudassem.




Dicas: Não deixe passar de 20 minutos o tempo para cortar os quadradinhos, senão a mistura vai endurecer demais e ficará mais dificil cortar.
Frite em óleo, bem quente para não desmanchar.
Frite os quadradinhos congelados mesmo.
Sirva logo após fritar.