Monica Uehara

Hoje foi dia de oficina de pães aqui em casa. Tenho uma amiga querida, aqui no México, a Rose,  que também estuda gastronomia e queria apresentar uns pãezinhos brasileiros no seu curso. Preparamos pãezinhos de queijo (veja aqui pão de queijo de liquidificador, pão de queijo de sanduicheira, como fazer pão de queijo na máquina de cupcakes, pão de queijo tradicional)


E também, resolvemos experimentar uns pãezinhos de batata, tão comuns no Brasil. A receita original era com queijo Catupiry, mas, aqui, nunca encontramos, então, substituímos por cream cheese. Gostamos muito do resultado. Os pãezinhos ficaram super, super fofinhos.

Clique aqui para ver como preparar mini dogs ou enroladinhos de salsicha.

Ingredientes:
20 gramas de açúcar
5 gramas de sal
de 100 a 150 ml de leite morno
30 ml de óleo ou azeite
8 gramas de fermento biológico granulado
aproximadamente 250 gramas de farinha de trigo
1 gema
80 gramas de batata cozida
150 gramas de cream cheese para rechear os pãezinhos.

Fiz assim:
Lavei bem uma batata média e enxuguei. Com a ponta de uma faca, fiz alguns furinhos na batata e levei ao forno de micro-ondas por aproximadamente 6 minutos (até que a batata estivesse cozida e a casca enrugada) (veja aqui, como cozinhar batatas no micro-ondas). Retirei a batata e com ajuda do espremedor de batatas, fiz um purê. Dica: Não é necessário retirar a casca da batata, pois ela ficará retida no espremedor.
No bowl da batedeira, misturei o fermento com o açúcar. Acrescentei o óleo (ou azeite), parte do leite (acrescentei 100 ml e reservei o restante) e a gema. Acrescentei parte da farinha (mais ou menos 200 gramas e reservei o restante).
Misturei bem e liguei a batedeira na velocidade 4 (utilizei o gancho) deixei que a mistura fosse incorporando, alternando o restante do leite e da farinha (pode não ser necessário colocar toda a água ou a farinha.) O ponto de sova do pão é quando a massa estiver homogênea e lisa.
Acrescentei o sal e deixei que incorporasse à massa. Por fim, sem desligar a batedeira, juntei a batata amassada, batendo bem, para que a massa continuasse homogênea.
Veja no vídeo abaixo, o ponto da massa na batedeira. Observe que a massa desgruda totalmente das laterais do bowl:


Forrei uma assadeira com papel manteiga. Modelei bolinhas com a massa e coloquei na assadeira para que dobrassem de volume (aproximadamente 25 minutos).
Veja no vídeo abaixo como modelar as bolinhas:

Preaqueci o forno em 170 graus por 10 minutos. Levei ao forno os pãezinhos na grade do meio do forno. Em 15 minutos a parte de baixo dos pãezinhos já estava dourada. Desliguei o forno e liguei o grill para que os pãezinhos dourassem na parte de cima (2 ou 3 minutos foram suficientes).
Esperei que os pãezinhos esfriassem um pouco e com a ajuda de um saco de confeiteiro recheei com o cream cheese.

Dicas: Aqueci o cream cheese por uns 15 segundos no micro-ondas para facilitar o manuseio. Pode substituir o cream cheese por catupiry.
Se os pãezinhos assarem demais eles vão endurecer. Quando eles estiverem dourados na parte de baixo e mesmo que branquinhos na parte de cima, pode ligar o grill para dourar e retirar.
Os pãezinhos podem ser preparados na máquina de fazer pão e também sovados à mão.
O segredo para que os pãezinhos fiquem bem leves e fofinhos é a sova. É necessário trabalhar muito bem a massa até que ela esteja bem lisa e homogênea.

Importante:  Não é possível utilizar qualquer batedeira, pois se a batedeira não tiver potência suficiente pode queimar.

(Veja aqui mais dicas para preparar pãezinhos fofinhos.)