Monica Uehara

Gente! Adorei esta receita. Super fácil. E ficaram deliciosos. Eu nunca tinha feito pãezinhos de queijo de liquidificador, sempre fazia aquela receita em que devemos sovar e sovar a massa. Aff!
Peguei a receita em um pacotinho de polvilho doce, mas, fiz várias modificações porque imaginei que aquela receita não daria certo. Explico! É que já fiz pão de queijo várias vezes e umas deram certo, outras não. Muitas vezes, ao retirar do forno os pãezinhos murcharam. A dica para os pãezinhos não murcharem veio do meu maridinho "sabido". É preciso começar a assá-los em forno quente! E somente retirá-los quando se formar uma crosta durinha que não permita que os pãezinhos murchem. Legal!! Seguindo esta regrinha, nunca mais nossos pães de queijo murcharam ao serem retirados do forno.
Estes pãezinhos de liquidificador, ficam mais sequinhos e crocantes que os pãezinhos sovados. Adorei.

Veja também como fazer pão de queijo na máquina de fazer cupcakes. Veja também Pão de Queijo assado na sanduicheira (aqui).


Ingredientes: (rende aproximadamente 30 forminhas de empada)
Óleo para untar as forminhas (usei azeite de oliva)
1 xícara de leite
1 xícara de azeite de oliva (ou óleo)
3 ovos batidos
3 xícaras de polvilho doce
150 gramas de queijo parmesão ralado
sal a gosto (ao invés do sal, coloquei um pacotinho de tempero sazón verde claro).

Fiz assim:
Comecei pré-aquecendo o forno em 200 graus por aproximadamente 15 minutos. Untei as forminhas com o azeite (usei este borrifador aqui, que facilitou o trabalho). Bati todos os ingredientes no liquidificador, exceto o queijo ralado. Adicionei o queijo e bati novamente, só para misturar bem. Distribui a mistura entre as forminhas, deixando mais ou menos meio centímetro de bordas livres porque os pãezinhos crescem bastante. Coloquei as forminhas em uma assadeira e levei ao forno que já estava quente por 20 minutos. Este tempo porém é variável. O ponto para retirar os pãezinhos é quando eles estiverem dourados e formado uma crosta.

Observação: Não retire os pãezinhos do forno até que eles tenham formado uma crosta e estejam dourados, caso contrário, eles poderão murchar.