Monica Uehara

Pessoal, este doce tem ZERO pontos por porção!! Dá pra acreditar? E ficou uma delícia! A receita não tem as quantidades, pois é tudo "meio a olho" mesmo e é super fácil.
Veja aqui o que são receitas pontuadas

Ingredientes:
Moranga (tipo de abóbora como estas decorativas na foto acima) descascada e picada (veja aqui dica para descascar abóbora com facilidade). (zero pontos)
adoçante culinário (tipo Tal & Qual) a gosto. Obs. é necessário que o adoçante seja para uso culinário, pois caso contrário poderá deixar o doce com sabor amargo.(zero pontos)
cravos (zero pontos)
água o suficiente. (zero pontos)

Preparo:
Em uma panela, junte a abóbora o adoçante a gosto e um pouco de água. Cozinhe em panela tampada até que a abóbora comece a amolecer e desmanchar. Vá acrescentando mais água se necessário. Junte os cravinhos e deixe cozinhar até que a abóbora desmanche por completo ou quando ela já estiver macia, amasse com um amassador de legumes ou garfo.
Obs. Junte os cravinhos quando a abóbora começar a amolecer, pois em excesso, ou se cozinharem demais, eles podem deixar o doce "amargo".

Sugestões:
Já vi algumas dicas para "incrementar" este doce e mesmo assim deixá-lo light, tais como:
Acrescentar cenoura crua ralada ao doce (para "imitar" a textura de coco ralado) e acrescentar um pouquinho de essência de coco (encontrada em lojas especializadas em produtos para confeitaria);

Veja aqui mais receitas Light e Light Pontuadas.