Monica Uehara
Queridos, depois das postagens sobre micro-ondas que escrevi aqui, muitos leitores me solicitaram mais receitas e dicas incluindo esta facilidade da vida moderna. Estou experimentando algumas receitas e sempre que der certo, prometo que posto, ok? O difícil de seguirmos uma receita utilizando o micro, é que como já disse, este aparelho tem diversas particularidades, então, uma receita que deu certo para mim, não necessariamente dará certo para outra pessoa que experimentar em outra cidade, ou com o forno de outra marca. Descobri isto depois de várias tentativas frustradas em seguir receitas. A questão é que os fornos, oferecem diferenças de potência. E ainda, o clima e a pressão atmosférica do local onde está sendo produzida a receita, também influenciam. E o tipo e tamanho de refratário utilizado também influenciam. Até agora, não consegui cozinhar um arroz perfeito no micro e já segui várias receitas, mas, ainda não desisti. Então, o melhor é ir anotando o que deu certo e o que não deu. Como já disse antes, a  marca do meu forno é Eletrolux.
Agora, quanto a preparos simples, como cozinhar legumes, acredito que não hajam problemas, o máximo que poderá acontecer, serão pequenas variações no tempo de cozimento.
Olhem como os brócolis permaneceram verdinhos! E estão cozidos. Nem parece, não é?

Preparei assim:
Ingredientes:
1 maço de brócolis lavado e com os buquezinhos separados. (Pode aproveitar também os talos e folhas.)
2 dentes de alho espremidos
1 sachê de tempero Sazón
sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de água.

Preparo:
Coloquei todos os ingredientes neste refratário tampado. Levei ao micro-ondas em potência máxima por 4 minutos e depois deixei por mais 10 minutos em tempo de espera (para terminar o tempo de cozimento), dentro do micro-ondas (com o micro-ondas desligado). Os buquezinhos de brócolis ficaram assim, verdinhos e cozidos "al dente". Se você preferir que fiquem  mais macios, leve ao micro por 5 ou 6 minutos ao invés de 4.

Mais receitas e dicas sobre micro-ondas aqui.
Sobre Vigilantes do Peso e receitas Pontuadas aqui.