Monica Uehara

Mais uma comidinha típica de festa junina. Arroz doce é um prato super fácil de preparar e vai bem em qualquer época do ano, pois pode ser servido frio ou quentinho. Uma curiosidade sobre este doce é que ele também é muito consumido em outros países da América Latina. E nos países de língua espanhola ele é chamado de "Arroz con Leche". Quando morávamos na Venezuela, eu achava interessante que o arroz doce era vendido industrializado também, em potinhos como os de iogurte.
Veja aqui mais receitas para festas juninas.

Ingredientes:
1 xícara de arroz lavado e escorrido.
1 litro de água
1 xícara de chá mais 4 colheres de sopa de açúcar
500 ml de leite fervendo
4 colheres de sopa de leite em pó
1 pau de canela (opcional)
4 cravinhos da Índia (opcional)
1 aniz estrelado (opcional)( para quem não conhece,  aniz estrelado é esta especiaria que aparece na foto acima. O sabor é parecido com o da erva doce).

Preparo:
Prepare uma calda de caramelo com 1 xícara de açúcar e reserve as 4 colheres de açúcar (veja aqui como preparar calda de caramelo no micro-ondas).
o açúcar caramelizado
Quando o açúcar estiver caramelizado. Adicione a água, as especiarias  e o arroz.  Cozinhe em fogo baixo até que a água esteja quase seca.  

Adicione o leite em pó e mexa até que ele esteja incorporado ao arroz. 

Acrescente os 500 ml de leite fervente e  o açúcar. Cozinhe em fogo baixo até que o leite tenha secado e reduzido pela metade. 

Mexa de vez em quando para que o arroz não grude no fundo da panela. Mantenha o fogo baixo durante o cozimento, porque o "leite sobe". Pode ser servido quente ou frio.