Monica Uehara

Já fiz várias vezes quibe de forno, mas quando vi esta receita no blog "Arte na Cozinha", da querida Flávia, quis experimentar. E posso dizer que ficou melhor que os que eu já havia feito anteriormente. Fiz pequenas mudanças na receita da Flávia (clique aqui para ver a receita original). Gente! O acréscimo da canela como tempero, faz toda a diferença. Experimente que você não vai se arrepender. Já contei a estória de como resolvi acrescentar este condimento na minha receita de quibe aqui, lembram? O acréscimo da pimenta síria e do alho poró também é opcional, tá?
Digo isso, porque muitas amigas, me dizem que às vezes deixam de preparar um prato, pois não têm um dos ingredientes, ou não conhecem o ingrediente e se sentem inseguras em utilizá-lo. Pode experimentar este quibe que você não vai se arrepender. Ficou muito bom!

Ingredientes:
200 gramas (2 xícaras de chá) de trigo para quibe
500 gramas de carne moída (patinho moído 2 vezes)
2 cebolas pequenas (uma para o tempero e outra para o recheio)
1 maço pequeno de hortelã
3 colheres de sopa de azeite para o tempero
suco de 2 limões
1 colher de chá de pimenta síria (opcional)
1 colher de chá de canela em pó (opcional, mas, para mim, faz toooda a diferença entre um quibe sem canela), e um quibe maravilhoso (com canela)
2 tomates grandes picados
1/2 talo de alho poró fatiado (opcional)
cheiro verde a gosto
1/2 colher de sopa de sal ou à gosto
200 gramas de mussarela ralada
um pouco menos que 2 xícaras de água fervente
azeite o suficiente para pincelar o quibe antes de ir ao forno

Preparo:
Coloque o trigo em uma vasilha e cubra com a água sem deixar excesso. Coloquei quase duas xícaras. Deixe descansar por meia hora.

Enquanto isso, prepare o tempero, batendo no liquidificador, uma cebola, o suco de limão, a hortelã, o azeite, o sal, a pimenta síria, a canela. Reserve.
Após o tempo de espera, adicione o trigo à carne moída e o tempero.
Misture bem, com as mãos mesmo.

Deixe tomar gosto na geladeira em refratário coberto (pode cobrir com plástico filme também), por aproximadamente 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio. Misture o tomate, a cebola, o cheiro verde e o alho poró e tempere a gosto (coloquei sal e pimenta). Reserve.

Passado o tempo de espera para o quibe "tomar gosto", unte um refratário ou forma com azeite (utilizei uma forma de fundo removível), e coloque metade da massa do quibe.
Coloque o recheio de tomate, e por cima a mussarela ralada. 

Cubra com o restante da massa do quibe.

Pincele ou regue com azeite e leve ao forno pré aquecido 180 graus por aproximadamente 50 minutos ou até que a carne esteja cozida.

Espere esfriar um pouco para desenformar. Como eu não esperei, (porque gosto do quibe bem quentinho) não consegui desenformar muito bem. Só retirei o aro da forma removível e ficou assim como na foto no alto da página, mas na hora de cortar, não ficou "quadradinho". Porém ficou DELICIOSO!