Monica Uehara

Será que existe alguém neste mundo que não goste de brigadeiro? E o melhor! Vocês sabiam que esta maravilha é um doce brasileiro?
Experimentei prepará-lo no micro-ondas, mas, confesso que minha primeira tentativa não deu muito certo, pois a receita que eu segui não avisava um ponto super importante. O doce, após alguns minutos de cozimento no micro "sobe como leite". Mas, experimentei novamente, e com a ajuda da minha amiga blogueira Miriam Bralli, que comanda as panelas no Blog "Prato Barato"deu super certo, e não penso mais em prepará-lo da forma convencional. A Miriam me disse para não desistir, que era assim mesmo. O brigadeiro "sobe", a gente tira do micro, mexe, espera "baixar" e volta ao micro. Parece uma trabalheira, mas não é, achei bem melhor que preparar no fogão.
Duo de brigadeiro e mousse de maracujá (veja a receita aqui)

Ingredientes:
1 lata de leite condensado de boa qualidade.
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei o "dos frades").
(opcional, eu não coloquei) 3 colheres de creme de leite sem o soro.

Preparo: (fiz assim)
Misturei muito bem os ingredientes em um  refratário alto ( já experimentei dois tipos de refratário, e o resultado foi o mesmo).

Levei ao forno de micro-ondas por 2 minutos (Muito importante! Se o seu brigadeiro começar a subir antes dos 2 minutos, retire-o, misture e espere baixar para retornar ao micro, ok). Retirei, mexi bem e voltei ao micro-ondas. Com 30 segundos, a mistura começou a subir novamente.
O brigadeiro sobe como leite fervendo e é necessário retirá-lo do micro, e esperar "baixar" para continuar o cozimento. 
Retirei do micro-ondas, misturei novamente, (esperei baixar e retornei ao micro). Isso se repetiu por mais 3 vezes, ou seja, até completar 4 minutos de cozimento no micro (os quatro minutos foram contados somando todo o tempo do brigadeiro no micro, ou seja, os 2 minutos iniciais, mais as 4 vezes de 30 segundos.)
A impressão que dá, após esses quatro minutos, é que o brigadeiro ficou mole demais. Mas, quando ele esfria, endurece um pouco, e na minha opinião, ficou com uma consistência ótima para brigadeiro no potinho.
O brigadeiro já frio

Caso, você deseje um brigadeiro mais cremoso, pode acrescentar o creme de leite quando o brigadeiro esfriar.

Dicas:
Com o acréscimo do creme de leite a durabilidade é menor e é necessário conservar o brigadeiro na geladeira. Esta nota é importante para quem quer preparar lembrancinhas de festa como brigadeiro na bisnaga (veja aqui) 

ou brigadeiro no potinho para lembrancinha (veja aqui.)

A durabilidade do brigadeiro depende de fatores como o clima e temperatura do local onde é preparado. Aqui em São Paulo, já observei que (sem o creme de leite) a durabilidade é de pelo menos uma semana.

Veja aqui mais receitas de brigadeiros.
Clique aqui para ver mais idéias de lembrancinhas para festas.