Monica Uehara

Esta receita, aprendi em uma aula de salgadinhos, da qual participei recentemente. O passo-a-passo escrevi pensando em minha amiga Katinha, que me perguntou esses dias se eu tinha uma receita boa! Amiga, esta receita é boa e fácil!  A Katinha, minha amiga de infância e ótima cozinheira, já esteve aqui na Cozinha com duas receitinhas, O frango oriental light e o merengue de morangos.

Veja aqui mais receitas de acepipes, belisquetes e finger food.

Ingredientes:
350 gramas de bacalhau dessalgado, limpo e desfiado ( usei 2 postas).
400 gramas de batata  cozida e espremida. ( usei 2 batatas médias) (veja aqui como cozinhar as batatas no micro-ondas e evitar que elas fiquem úmidas demais)
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho amassados
salsinha picada a gosto
pimenta a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 sachê de caldo de peixe ( hondashi)
1 colher rasa (sopa) de farinha de trigo
2 colheres rasas (sopa) de amido de milho
1 ovo
óleo pra fritar

Fiz assim:
Fritei a cebola e o alho no azeite até dourar. Juntei o bacalhau desfiado.

Refoguei. Juntei a batata, o hondashi e a pimenta. Misturei bem. Juntei o ovo batido, a farinha e o amido e misturei muito bem. Provei o sal para ver se precisava ser corrigido. Deixei que cozinhasse, mexendo sempre, até sentir que a massa, estava cozida e fácil de modelar, sem grudar nas mãos.


Desliguei o fogo e juntei a salsa picada.


Modelei os bolinhos com a ajuda de duas colheres (modelando com as colheres, eles ficam com uma aparência mais rústica, como nas fotos no alto do post).


(Se você preferir, pode modelar os bolinhos com as mãos em formato de quibes. Eles ficarão com formato mais uniforme.)


Fritei em óleo bem quente. Servi com  molho de pimenta vermelha e limão.


Dicas:
Estes bolinhos podem ser congelados. Para congelar, modele os bolinhos. Congele-os "em aberto", ou seja, colocando-os em uma assadeira ou tabuleiro e levando ao freezer, até que estejam congelados. Retire-os, embale, coloque a data em que foram feitos e leve novamente ao freezer.

Se a quantidade de farinha ou amido, não for suficiente, vá acrescentando mais amido aos poucos, até que a massa esteja boa para modelar.

Para modelar os bolinhos mais facilmente, polvilhe um pouquinho de amido nas mãos.

Cozinhe as batatas com a casca para que elas absorvam o mínimo de água possível. O sucesso desta receita depende do mínimo que se possa acrescentar de amido ou farinha, para que os bolinhos não endureçam. Com as batatas úmidas, será necessário acrescentar mais amido, para "secar" a massa e dar o ponto.

A melhor maneira que encontrei para cozinhar as batatas sem que elas absorvessem água, foi cozinhá-las no micro-ondas (sem água).

Não coloque as batatas em água fria para descascá-las. Uma boa dica é colocá-las com casca mesmo diretamente no "espremedor de batatas". A casca ficará retida dentro do espremedor.

Sirva os bolinhos logo após serem fritos, pois ao esfriar, eles perdem a crocância.