Monica Uehara

Muitos leitores do blog, têm me perguntado a respeito da Airfryer, a panela elétrica que "frita" sem gordura, e por este motivo, vou postar minhas experiências com a panela.
Já preparei várias vezes "batatinha caseira frita" e o resultado é muito bom.
No livrinho que acompanha a Airfryer (a minha é Walitta), vem uma receita para fritar as batatas, que eu experimentei  e não gostei. Na receita, é necessário deixar as batatas de molho na água, antes de colocar na panela. Fiz assim, uma vez, e não gostei do resultado.
Preparei estas, da seguinte maneira:

Ingredientes:
3 batatas pequenas cortadas em palito.
1 colher de chá de azeite.
sal

Fiz assim:
Sequei as batatas com uma folha de papel toalha. Juntei o azeite e misturei bem com as mãos para que o azeite se espalhasse uniformemente pelas batatas.
Coloquei na cesta da airfryer por 10 minutos, na temperatura 180 graus. Retirei, salpiquei o sal e servi.

Escrevi um post há um tempo atrás, sobre a Airfryer (veja aqui o post "Frango a passarinho "frito" na Airfryer), logo que comecei a experimentar a panela. Desde então, minha opinião não mudou. Continuo achando que a Airfryer está mais para "assadeira" do que para "fritadeira". Entretanto, minha opinião, não é negativa. Acredito que ela tem mais pontos positivos do que negativos, e tenho usado bastante. Mas, algumas coisas que tentei "fritar" com a Airfryer, não ficaram boas, talvez, precisasse mudar alguma coisa nas receitas, mas, por enquanto, não deram certo.
Tentei "fritar" os dadinhos de tapioca (receita aqui) e envolvi cada um deles com uma camada de óleo, mas, não ficaram como os fritos. Ficaram parecendo pães de queijo.
Também tentei "fritar" mandioca congelada e não consegui. Ficaram duras.
Senti que nestas duas hipóteses, o efeito foi o mesmo que se eu tivesse usado o forno.
Nunca experimentei preparar "batatas caseiras tipo fritas" no forno, e portanto, não sei dizer se o efeito seria o mesmo das preparadas na Airfryer.

Os pontos positivos continuam sendo:
A sujeira é pouca.
A cocção é rápida.

Estas batatinhas ficaram praticamente iguais às fritas normalmente.

Já experimentei, também as congeladas, ficaram perfeitas. Não foi necessário adicionar gordura porque elas já são envolvidas por uma camada de gordura.
O fato, é que eu já havia experimentado assar no forno, essas batatinhas que são vendidas congeladas, e o resultado foi praticamente igual às preparadas na airfryer. Só que na Airfryer, o tempo de cocção foi bem menor.
Batatas fritas congeladas "fritas" na airfryer
3 Responses
  1. Tenho a Actifry e também adoro batatas neste sistema.
    Bom fim de semana


  2. Eu gosto imenso!
    Normalmente, depois de secar as batatas coloco-as numa taça, deito o azeite e temperos (paprika, oregãos, etc) e ficam optimas!


  3. Mônica,
    amei as informações, mostra que a propaganda não é enganosa.
    Assim podemos comer frituras sem gorduras, rsrs.
    As batatinhas ficaram 10!

    Bjs, bom fds junto a sua família!