Monica Uehara
Muitas amigas têm me perguntado a respeito da dieta dos Vigilantes do Peso.
Os Vigilantes do Peso são um grupo de apoio para quem deseja emagrecer e se manter magro. É um programa de reeducação alimentar que vai além da dieta. O participante, ao se filiar ao grupo deve pagar uma mensalidade para participar e receberá livretos contendo todas as informações do programa. Ocorrem reuniões semanais no grupo onde são oferecidas dicas aos participantes e é efetuada a "pesagem semanal".
No site do grupo, há muitas informações a respeito do tema, e inclusive, há algumas Receitas Pontuadas  (clique aqui para ver o que é uma Receita Pontuada).
Pelo que eu saiba, ao longo do tempo o programa realizou diversas mudanças, houve até um tempo em que o participante utilizava uma "balança" para pesar os alimentos que iria consumir.


Para ver o índice total de receitas Light e Light pontuadas que já passaram por nossa cozinha clique aqui. Ao lado arroz doce com creme de mangaCreme de abóbora light; abobrinhas recheadasalmôndegas assadas


O método que eu já experimentei e que se mostrou muito eficaz foi o dos "Pontos Flex", que funciona da seguinte maneira:

Há uma tabela  (clique aqui para ver) que confere um número de pontos a vários alimentos.

  • O participante poderá consumir um numero X de pontos por dia (clique aqui, para ver a tabela) dependendo do seu peso atual.
  • Trata-se de "Pontos flex", pois além dos pontos permitidos, há ainda 35 pontos extras por semana, os quais poderão ser consumidos, fracionadamente, ou todos de uma vez, por exemplo, pode-se consumir, 5 pontos a mais por dia ou consumir os 35 pontos a mais em um final de semana.
  • É necessário consumir ao menos 6 copos de água ao dia, 5 porções de vegetais (frutas e verduras), 2 porções de leite ou derivados, 2 porções de azeite (para o bom funcionamento do intestino).
  • Os alimentos com ZERO ponto devem ser limitados a 5 porções ao dia. Clique aqui para ver a tabela de alimentos com Zero ponto.
  • É muito importante também observar o tamanho das porções.
  • Praticando exercícios, "ganha-se" alguns pontinhos.
  • não se pode consumir menos de 20 pontos por dia, independentemente de seu peso.
  • só consuma os pontos flex se for necessário.
  • a dieta não é indicada para gestantes.

Lembre-se que nenhuma dieta deve ser iniciada sem orientação médica.