Monica Uehara
Sopa com grão de bico; Creme de feijão branco; Creme de abóboras light; Caldo verde de agrião; Sopa cremosa de abobrinhas.
Clique aqui para ver o índice com receitas de sopas, caldos e cremes.


Pessoas queridas, sempre pensei que para fazer sopa (dessas de mãe, sabe?) não era preciso receita. Até que outro dia uma pessoa (que não vou contar quem é) me pediu a receita de uma sopa de carne com legumes, então eu falei: "refoga a carne nos temperos e junta os legumes e o caldo e fecha a panela de pressão". Mas, aí a pessoa me perguntou, "quanto de cada ingrediente"?. Vixe, não sei! Pergunta difícil! Nunca medi os ingredientes para fazer sopa (e penso que a maioria das pessoas que cozinha também não mede.) Mas, existem pessoas que nunca experimentaram cozinhar e precisam saber detalhadamente como fazê-lo.
Esse "causo", me fez refletir a respeito de uma porção de coisas:
"Estou ficando velha porque estou cozinhando como minha avó (sem medir os ingredientes, "a olho")" rssss. E isso é muito bom!
"O que é simples para mim, não necessariamente é simples para os outros e vice versa."
"Tem muita gente que nunca preparou uma sopa."
"Todos temos talentos e inteligências diferentes que precisam ser respeitados. Digo isso porque a querida pessoa que me perguntou "como se faz uma sopa" é uma sumidade de inteligência, a quem eu tenho imenso respeito, mas nunca tinha experimentado preparar uma sopa. É claro que agora ela já é craque, mas teve uma primeira vez!!"

Para ver as receitas das fotos acima é só clicar nos títulos abaixo:

Caldinho de feijão branco
Sopa cremosa de abóbora light
Sopa cremosa de abobrinhas Light
Caldo verde de agrião.

Mais receitinhas de sopas:
Sopa de raviólis
Creme de couve-flor Light
Sopa Vigilantes do Peso (Zero Ponto)