Monica Uehara

Amigos, prosseguindo na série de posts sobre utensílios para micro-ondas, hoje mostro minha forma para pudim de silicone. Na minha opinião, a principal vantagem com relação a forma de plástico (que mostrei aqui) é que esta pode ser caramelizada. Esta forma é bem versátil também. Pode ir ao forno convencional e é bem fácil de guardar, pois ao ser dobrada não deforma.

Eu tenho várias formas de silicone. Formas para fazer pão, muffins, placas de silicone para forrar as formas convencionais. E, na minha opinião elas são bem úteis.
A forma com calda de açúcar quimado
Esta eu comprei quando morava na Venezuela e não sei dizer quanto paguei em equivalência ao real por causa da inflação lá que ainda é "galopante". Dei uma pesquisada na net e vi que há algumas bem caras e outras com preço que me pareceu justo.

Talvez haja diferença na qualidade, mas acredito que essas funcionalidades principais devam ser inerentes a todas as marcas.
forminha de silicone para mini docinhos
Neste fim de semana, fiz um pudim de leite "que já vem pronto" em uma caixinha e é só adicionar leite, caramelizar a forma e levar ao banho-maria ou micro-ondas! Mais prático que isso acho que não existe! Mas, não gostei do referido pudim porque achei que tem muito cheiro de ovo! Eca! Sou chata mesmo com cheiro de ovo. Costumo peneirar até as claras pra ver se o cheiro sai! Ás vezes, nem isso resolve.
Uma ressalva, eu faço "caramelo" de açúcar queimado para pudim no micro-ondas, conforme mostrei aqui. Mas, nunca fiz direto na forma. Uso uma "jarra de vidro" para tal finalidade. Pode ser até que dê certo, mas nunca experimentei. Eu faço o caramelo na jarra e depois coloco na forma. Adiciono o pudim e levo ao micro-ondas.

Algumas receitinhas utilizando o micro-ondas:
Mini abóboras recheadas
Pavê de paçoca super fácil
Pudim de milho verde de micro-ondas
Pudim capuccino de micro-ondas
Pudim capuccino de micro-ondas 2
Bolo de caneca de abacaxi e banana
bolo de caneca de chocolate e especiarias
calda de açúcar (caramelo) de micro-ondas
batatas recheadas super rápidas no micro-ondas
Brigadeirão